terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Análise Fundamentalista

Deu vontade de escrever sobre Fundamentalista...

Na bolsa existem duas visões para se investir, duas maneiras de analisar as ações, uma é chamada de análise técnica ou gráfica e a outra de análise fundamentalista. Ambas são utilizadas pelos analistas e investidores para tomadas de decisões, a primeira, para quando comprar ou vender e a segunda para aonde investir.
As duas escolas são bem distintas, e no mercado costuma-se criar uma certa rivalidade por quem prefere uma ou outra. Os fundamentalistas pensam totalmente opostos dos técnicos e vice-versa. Mas ambas podem se complementar.

Podemos comparar com O Fundamentalista é aquele cara romântico que procura relacionamentos longos e O Técnico é aquele que procura se divertir e fica pulando de galho em galho.

Hoje não vamos muito nos ater sobre a análise técnica, mas sim explorar o universo fundamentalista.

Sendo sincero com vocês, meus milhões de leitores, eu ainda não estudei muito sobre fundamentalista, porém um Senhor chamado Warren Buffett, me ensinou muito. Foi praticamente ele que me ensinou o que era a Bolsa, foi o meu primeiro contato com esse mercado. Sua visão sobre as coisas, fez com que eu me apaixonasse pelo mundo dos investimentos. Sendo assim, este ilustrissimo Senhor merece bastante relevância neste blog, futuramente um post será dedicado exclusivamente.

Warren Buffet é um investidor fundamentalista, e foi neste método de análise que se tornou um dos homens mais rico do nosso Planeta. (Se pudesse provavelmente de outro planeta também.)

A análise fundamentalista consiste na análise real da empresa, nos dados que ela apresenta trimestralmente, o que mostra se a empresa tem valor ou não. Só pra você entender melhor, na análise técnica, analisamos papéis, observamos as oscilações do dia-a-dia e tentamos tirar lucros nisso.

Sendo assim, um investidor fundamentalista está mais interessado em saber se aquela empresa é uma boa empresa e se o negócio é bom. No meu ver na Fundamentalista o mais importante é o interior, ela tem como caracteristica encontrar o valor real e o potencial daquele negócio, além de ter uma visão de longo prazo.

Por que quis falar sobre Fundamentalista. Por que hoje vivemos uma sociedade em que os relacionamentos duradouros são extremamente raros, se você for parar pra observar o aumento de divórcios nos ultimos tempos, é uma coisa assustadora. Comparo que a fundamentalista tem mais haver com amor do que com qualquer outra coisa.

Hoje o assunto é esse, pois vejo o meu perfil de um fundamentalista. Aquele tipo que procura relacionamentos duradouros, alguns pra vida toda, porque quando você conhece o valor daquele negócio, você sabe que aquele é o melhor ativo que você possa querer na vida. Sou meio dessa filosofia.

Um fundamentalista passa por situações bem adversas, as vezes que tem segurar as emoções e ser frio quando as ações estão em baixa, porém esse investidor sabe que aquele negócio tem um grande valor. Nos relacionamentos fundamentalistas, você e sua "ação" passam por situações bem tumultuadas, mas você sabe o quão importante é aquela ação pra você e o tamanho do valor que ela tem na sua "carteira" (Vida).

Talvez o mundo esteja precisando de mais homens e mulheres fundamentalista, que coloquem em primeiro lugar o "valor" e não as oscilações do dia-a-dia, por que essas oscilações passam, mas o valor real daquela empresa jamais vai deixar de existir, esse valor só faz crescer com o tempo.

"Um amigo meu passou 20 anos procurando a mulher perfeita; infelizmente, quando a encontrou descobriu que ela vinha procurando o homem perfeito." Warren Buffett.

Fica aí a reflexão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário